quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Bactéria faz metais radioactivos ficarem inertes

A Dra. Judy Wall está desenvolvendo uma linhagem de bactérias capazes de transformar o urânio radioativo em uma substância inerte. [Imagem: MIZZOU magazine]


Contaminação duradoura

Materiais radioactivos, ainda que na forma de resíduos de baixíssima concentração, continuam a poluir o meio ambiente mesmo muito tempo depois das instalações onde eram manipulados, ou as minas de onde eram extraídos, terem terminado as suas atividades.

A descontaminação dessas áreas é uma tarefa extremamente cara, sendo feita apenas em casos muito graves. Na maioria das vezes, o local é simplesmente fechado e interditado o trânsito de pessoas.

Bactérias anti-radiação

Essa situação agora pode começar a mudar, graças ao trabalho da bioquímica Judy Wall, da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos.

Trabalhando na mina Órfão Perdido, na região do Grand Canyon, a Dra. Wall está a utilizar bactérias redutoras de sulfato para converter os metais radioactivos tóxicos em substâncias inertes. O processo, quando totalmente desenvolvido, será muito mais barato, seguro e confiável do que as opções actuais.

Informação retirada daqui.

Sem comentários: