sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Porque é Natal



DAVID MOURÃO-FERREIRA

Nasceu em Lisboa em 1927 e faleceu na mesma cidade em 1996.
David Mourão-Ferreira foi poeta, dramaturgo, ficcionista, ensaísta, crítico literário e tradutor.
Formado em Filologia Românica, foi director do Serviço de Bibliotecas Itinerantes da Fundação Calouste Gulbenkian, director da Revista Colóquio/Letras e professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.



Natália Correia

Natália Correia nasceu a 13 de Setembro de 1923 na Ilha de São Miguel, nos Açores. Veio estudar para Lisboa ainda criança e cedo iniciou a sua actividade literária. Poetisa, ficcionista, ensaísta, tradutora, dividiu a sua criatividade pelo teatro e pela investigação literária. Empenhada politicamente, viu vários dos seus livros serem apreendidos pela censura, chegando a ser condenada a três anos de prisão com pena suspensa, acusada de abuso de liberdade de imprensa.
Morreu em Lisboa a 16 de Março de 1993.




Miguel Torga

Miguel Torga é o pseudónimo literário do médico Adolfo Correia da Rocha, nascido em S. Martinho de Anta, Trás-os-Montes, em 1907.
Aos treze anos deixou o Seminário de Lamego para ir para o Brasil, onde trabalhou durante cinco anos numa fazenda. Depois de regressar do Brasil, completou o curso dos liceus em apenas 3 anos e em 1933 concluiu o curso de Medicina na Universidade de Coimbra.
Colaborou na revista Presença, mas acabou por concluir que a autenticidade poética exigia o máximo de individualidade e fidelidade a si mesmo, optando por seguir um caminho próprio.
Distinguido com vários prémios, foi proposto duas vezes (1960 e 1991) para o Prémio Nobel .
Miguel Torga faleceu em Coimbra em 1995.
Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta e memorialista, da sua vasta obra podemos destacar Ansiedade, 1928; A Criação do Mundo, 1937; Contos da Montanha, 1941; Diário (16 vols.), 1941-1993; Antologia Poética, 1981.

Pode saber mais sobre a vida e obra de Torga .

Sem comentários: