terça-feira, 8 de janeiro de 2008


O que é gelo seco?


O gelo seco, como é conhecido popularmente, é nada mais nada menos que dióxido de carbono solidificado a -79°C. É muito utilizado em situações em que é necessário um frio muito intenso e concentrado como na armazenagem de produtos perecíveis. Mas, por que não utilizam o gelo que temos em casa?
A grande diferença entre o gelo seco e o gelo hídrico (o que temos em casa) é que o gelo seco "liberta" em média três vezes mais frio que o gelo normal além de não passar pelo estado líquido à pressão atmosférica, ou seja, a aproximadamente 1 atm o gelo seco passa do seu estado sólido directamente para o estado gasoso, o que chamamos de sublimação.
Uma barra de 20 kg de gelo seco tem a capacidade de manter produtos frescos em média durante uma semana, além de ser um produto muito mais fácil de manusear. O gelo seco pode ter qualidades, porém são necessários alguns cuidados básicos: a baixa temperatura do gelo seco pode gerar queimaduras gravíssimas e em concentrações elevadas pode causar asfixia. Por isso há que ter cuidado ao manuseá-lo!
Outro cuidado é que ao se perder o gelo em forma de gás, ele vai para o ar (e para quem não sabe o ar que respiramos é constituído por: 78% de nitrogénio, 21% de oxigênio, e apenas 0,035% de dióxido de carbono). Se a concentração de dióxido de carbono no ar for superior a 5%, ele pode tornar-se tóxico. Há que ter cuidado com ventilação no local.
Outra curiosidade:
já viu um extintor de incêndio de dióxido de carbono em acção?
deve ter notado uma espécie de “neve” de dióxido de carbono formar-se no local. Essa neve, ao ser comprimida tornar-se-á num bloco de gelo seco.
Outra utilização muito comum é nos teatros e filmes devido à “fumaça” branca que ele liberta dando a impressão de um nevoeiro e/ou neblina.

Diego Galeano
Maísa Caldas

2 comentários:

Anónimo disse...

Dióxido de carbono solidificado ao ser resfriado a uma temperatura inferior a -78ºC.Ao ser aquecido na pressão atmosférica torna-se ...
gelo seco!!
bjs cátia nº5 7ºE.

Anónimo disse...

Congele o tempo e dê espaço à sua imaginação...

O gelo seco dá uma resposta rápida e eficaz às necessidades imediatas de frio e de conservação e pode ser utilizado em numerosas outras aplicações, nem sempre devidamente conhecidas, embora, em muitos casos, bastante espectaculares.


O gelo seco é uma das mais extraordinárias fontes de frio conhecidas. Cada quilograma liberta 150 frigorias (655 Kj), o que o torna um produto muito utilizado em todas as situações que requerem frio concentrado, seja para o transporte ou para a armazenagem de produtos perecíveis.


O gelo seco que não é mais do que CO2 no estado sólido compactado na forma de pequenos cilindros, encontra-se a cerca de -80 ºC. Ao sublimar, o gelo seco não deixa resíduos, pois transforma-se directamente em CO2, o mesmo produto que é utilizado para carbonatar as bebidas com gás, libertando três vezes mais frio que o mesmo volume de gelo hídrico e a uma temperatura muito mais baixa. Deste modo, não são necessárias grandes quantidades de gelo seco para produzir frio. Em condições favoráveis e em caixas isotérmicas adequadas, 20 kg podem ser suficientes para manter alimentos congelados durante uma semana.


A sua elevada densidade permite ainda ocupar pouco espaço, o que torna muito usado no transporte de produtos. A sua forma compactada em "pellets" ou em "nuggets" torna-o, também, num produto fácil de manipular e de aplicação imediata, o que associado à rapidez e ao elevado poder de refrigeração que lhe é característico, permite uma enorme variedade de utilizações no domínio do frio. Por outro lado, a libertação de uma atmosfera de CO2 gasoso, quando da sua sublimação, confere ao gelo seco propriedades bacteriostáticas e fungistáticas, o que significa que este tem a capacidade não só de "produzir frio" como ainda de inibir o desenvolvimento de microrganismos.




• Principais aplicações de frio

O gelo seco é particularmente indicado em todas as situações que exigem frio muito concentrado, facilmente disponível, e a muito baixas temperaturas, constituindo uma fonte de frio muito prática, alternativa aos equipamentos de frio tradicionais. Por isso, o gelo seco é muito utilizado nas seguintes situações:

- Transporte e conservação de produtos perecíveis em geral;
- Cadeia de frio da indústria alimentar, da produção à restauração;
- Produção animal, nomeadamente no transporte e conservação de sémen e nos tratamentos veterinários;
- Marcação de animais.




• Segurança

O Gelo Seco é um produto com numerosas utilizações. Contudo, o seu transporte e utilização exigem algumas precauções que importa conhecer.

Cuidado com as queimaduras: Se por acaso manusear gelo seco não deixe de utilizar luvas apropriadas. A baixa temperatura do gelo seco pode facilmente provocar queimaduras de frio na pele. Pela mesma razão, nunca engula ou ponha gelo seco na boca.

O gelo seco pode asfixiar: Em concentrações elevadas o gelo seco pode provocar asfixia, pelo que não deve ser transportado juntamente com os passageiros ou o condutor num veículo fechado. Tenha também cuidado para que este não seja guardado num local sem ventilação exterior onde estejam pessoas ou animais.

Guarde com toda a segurança: Devido ao seu aspecto, facilmente pode ser confundido com o gelo hídrico. Guarde-o fora do alcance de crianças, elas podem engoli-lo, queimar-se ou asfixiar-se. Evite também fechá-lo em recipientes herméticos ou em caves onde os vapores de gelo seco se podem acumular.


• Características

O gelo seco é CO2 no estado sólido, compactado com a forma de pequenos cilindros. Estes podem ter diferentes diâmetros que variam entre 3 e 16 mm.
O gelo seco é facilmente sublimável, perdendo-se muito rapidamente para a atmosfera. Embora dependendo da forma dos cilindros, do seu tamanho, da temperatura exterior e da quantidade utilizada, as perdas de gelo seco podem atingir os 5 kg em 24 horas num recipiente normal. Mesmo em recipientes próprios, devidamente isolados, existem perdas pelo que o gelo seco deve ser utilizado logo que possível, após a sua produção.
Quando este é armazenado, deve-se evitar abrir o recipiente. Procurando sempre que tal aconteça preencher os espaços vazios com papel ou outro material que permite tapar esses espaços que favorecem a sublimação do gelo seco.
O gelo seco é produzido e acondicionado nos Centros de Serviço do Arlíquido e comercializado em embalagens de 5 Kg, 20 Kg ou em arcas especialmente concebidas para manter e transportar quantidades superiores a 100 Kg de gelo seco.




• Alimentação - O transporte com gelo seco

Durante o transporte é importante que a temperatura dos alimentos possa ser mantida dentro dos valores apropriados. Nos alimentos congelados a temperatura deve ser mantida entre os -18 ºC e os -20 ºC, enquanto que nos refrigerados deverá situar-se entre os 2 ºC e os 6ºC. O gelo seco é uma fonte de frio natural fácil de utilizar que respeita as qualidades dos alimentos e mantem a cadeia de frio até ao consumidor final.

A sua potência frigorífica (150 frigorias/kg), associada às propriedades bacterioestáticas tornam-no numa solução flexível para o transporte de produtos alimentares que podem ser assim transportados facilmente em recipientes apropriados ou, mesmo, em caixas isolantes de esferovite. Normalmente o gelo seco deve ser colocado por cima dos alimentos, pois sendo o CO2 mais pesado do que o ar, o frio terá tendência para descer. Não deve ser deixado contudo nenhum espaço livre na caixa pois este irá favorecer a sublimação do gelo seco.

No transporte de alimentos, considere uma quantidade de 2 kg a 5 Kg de gelo seco por cada período de 24 horas. Utilize preferencialmente recipientes com paredes de 70 mm de espessura em poliuretano expandido. Estas caixas são concebidas para perderem apenas 2 kg de gelo seco em 24 horas num volume com capacidade de 10 litros. Esta solução permite que se transportem alimentos altamente perecíveis em compartimentos desprovidos de câmaras de frio.

Quando o transporte se efectuar de carro ou carrinha, tenha o cuidado de manter uma boa ventilação. Apesar das caixas térmicas serem isoladas, podem-se verificar perdas de CO2 para o exterior. Por outro lado, dado que, desde 1 de junho, que o gelo deixou de ser considerado mercadoria perigosa pelas companhias de aviação, pode também aproveitar este meio de transporte para transportar alimentos ou outros produtos perecíveis sem restricções.

Qualquer que seja o tipo de transporte, deve procurar sempre adquirir o gelo seco pouco tempo antes da sua utilização. Não se esqueça que quanto mais tempo tiver o gelo seco guardado mais ele se perde.

bjs cátia nº5 7ºe