sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Nónio


O primeiro nónio foi um instrumento de navegação inventado pelo matemático português Pedro Nunes em 1514. O instrumento possibilitava as medições no astrolábio com rigor de alguns minutos de grau, permitindo planear a navegação com uma margem de erro da ordem da dezena de quilómetros.

Em França, o nónio foi introduzido em 1631, por Pierre Vernier, onde foi usado para construir instrumentos de metrologia com escalas de medição muito precisas. Por causa disto, o nónio também é conhecido como vernier.

O nónio pode ser descrito como um par de escalas graduadas, geralmente em milímetros ou graus, que deslizam uma sobre a outra. Na segunda escala (que é o nónio propriamente dito) é possível ler uma fracção da medida da primeira escala. O nónio é usado em paquímetros e micrômetros para medidas precisas. Num paquímetro típico, a escala principal é calibrada em milímetros, e o nónio permite realizar medidas com precisão de 0,05mm.


Na foto, mostra-se um paquímetro com nónio, capaz de realizar medidas com uma precisão máxima de 0,02 milímetro. O nónio é a escala inferior, que desliza sobre a escala superior (principal). O traço do nónio que se alinhar perfeitamente com um dos traços da escala principal, dá a medida da fração de unidade, que deve ser somada à medida inteira da escala principal. Neste exemplo, o zero do nónio encontra-se após a medida de 3 milímetros da escala principal, e o traço do nónio mais bem alinhado com a escala principal é o correspondente a 0,58 milímetros. Logo, a medida lida pelo instrumento é (3+0,58)=3,58 milímetros.





ver animação aqui

fonte: Wikipédia

1 comentário:

Anónimo disse...

Achamos que este programa está muito bem composto e muito interessante...