quinta-feira, 11 de outubro de 2007

7ª/8º/9º

S.I. - Sistema Internacional de Unidades (sigla: SI): é um conjunto de definições utilizado em quase todo o mundo moderno que visa uniformizar e facilitar as medições.

Básicas

Existem sete unidades básicas do SI, descritas na tabela seguinte. A partir delas, podem-se derivar todas as outras unidades existentes. As unidades básicas do S.I. sao dimensionalmente independentes entre si.


Obs.: Em Portugal, o nome da grandeza que representa a quantidade de substância é chamada de mole (
subst. feminino). No Brasil, a grandeza é conhecida como quantidade de matéria e, tanto seu nome quanto o símbolo de sua unidade é o mol (subst. masculino)




Derivadas


Todas as unidades existentes podem ser derivadas das unidades básicas do SI. Entretanto, são consideradas unidades derivadas do SI apenas aquelas que podem ser expressas através das unidades básicas do SI e sinais de multiplicação e divisão, ou seja, sem nenhum fator multiplicativo ou prefixo com a mesma função. Desta maneira, há apenas uma unidade do SI para cada grandeza. Contudo, para cada unidade do SI podem haver várias grandezas. Às vezes, dão-se nomes especiais para as unidades derivadas.
Segue uma tabela com as unidades SI derivadas que recebem um nome especial e símbolo particular:


2 comentários:

multigames disse...

eu nunca percebi muito de formulas quimicas mas essa matéria é fixe, mas no ano passado nao entendi nada sobre a materia.

xau stora

Isabel Diogo disse...

Para multigames:

e este ano está a entender?