Uma em cada três séries de luzes de Natal testadas num estudo de vigilância do mercado efectuado sob a direcção da Comissão Europeia apresentava um risco directo de incêndio e de choque eléctrico.
Os testes realizaram-se na Alemanha, Hungria, Países Baixos, Eslovénia e Eslováquia, em cerca de duzentas amostras de gambiarras de Natal pertencentes a toda a gama de preços.
As amostras foram testadas para verificar se cumpriam mais de 20 requisitos e os resultados foram negativos relativamente a mais do que um parâmetro.
Na Hungria, cerca de 96% das gambiarras testadas apresentavam perigos graves para os consumidores. Nos Países Baixos, 56% não respeitavam as normas de segurança da UE. Embora o estudo só abranja cinco países, é provável que estas mesmas luzes de Natal estejam a ser vendidas em toda a UE.
Recomendações:
» comprar as luzes de Natal a comerciantes idóneos
» nunca deixar as luzes de Natal acesas quando não estiverem em casa ou estiverem a dormir
» à menor suspeita de problemas eléctricos ou mecânicos, devolver as luzes apresentando uma reclamação no loja onde foram compradas ou, no mínimo, não as utilizar.
este "post" foi copiado (e adaptado) do blogue BEM COMUM
" Acho que deviam ler este livro escrito por Alves Redol, porque é divertido, interessante e tem excelentes ilustrações. Não devia contar nada sobre este livro, mas para os mais curiosos só digo que é uma história de uma pequena sementinha que é raptada e se transforma numa linda e bela flor." - Ana Branquinho, nº1 da turma 7ºB
Fruto de uma tese de Animação Computacional no Ringling College of Art + Design, o oxigénio torna-se personagem de uma curta metragem onde interage no recreio com os “colegas”, os outros elementos químicos.
O spot publicitário português CINCO RAZÕES PARA NÃO USAR PRESERVATIVO, escrito, produzido e realizado pela Monomito Argumentistas, foi considerado o melhor anúncio governamental europeu de prevenção da sida no European AIDS Video Contest 2009, um concurso internacional dinamizado pelo Governo alemão.
O anúncio premiado foi exibido nas televisões portuguesas em Outubro de 2007 e conta com a participação de diversas figuras públicas: Vítor Norte, São José Correia, Pacman, Cucha Carvalheiro, Sara Prata, Rita Salema, Bruno Nogueira e Alberto Quaresma.