quarta-feira, 11 de março de 2009



A partida do vaivém espacial Discovery em direcção à Estação Espacial Internacional está marcada para a próxima quarta-feira (hoje - 11 de Março), após quatro adiamentos da viagem, anunciou a NASA.
O lançamento da nave com sete astronautas a bordo, incluindo um japonês, está previsto às 21:20 de quarta-feira (01:18 de quinta-feira em Lisboa), do Centro espacial Kennedy, perto de Cabo Canaveral na Florida (sudeste dos Estados Unidos). «Estamos totalmente prontos para um lançamento a 11 de Março», indicou Bill Gerstenmaier, responsável das operações espaciais da NASA em conferência de imprensa.


Este será o primeiro lançamento de um vaivém em 2009, cuja missão de 14 dias se destina a entregar e instalar o quarto e último par de antenas solares, necessárias para produzir electricidade suficiente à realização das experiências científicas dos laboratórios europeu e japonês instalados em 2008 na Estação Espacial Internacional. Ao todo nove voos estão ainda previstos para concluir a construção da Estação Espacial - um projecto de 100 mil milhões de dólares no qual participam 16 países - e efectuar a última missão de manutenção do Hubble, prevista em Maio. Os três vaivéns da frota serão, em princípio, terminarão as missões a 30 de Setembro de 2010, estando programado o último voo para 16 de Setembro.


informação do JN- Aqui - enviada pelo Eduardo do 7ºA


para ler a notícia na íntegra clique no link acima JN

Sem comentários: