quarta-feira, 28 de maio de 2008

Imagens de Marte - Phoenix

Phoenix "abre os olhos"

mais imagens aqui

visite o sítio da NASA

Sonda Phoenix aterra em Marte

Representação da sonda Phoenix



A sonda Phoenix aterrou em Marte, esta segunda-feira, depois de 679 milhões de quilómetros de percurso entre Terra e o planeta vermelho. Entretanto, as primeiras fotografias já começaram a chegar a Terra.



Menos de duas horas depois de ter aterrado ( eu diria, amartado) em Marte, a Phoenix enviou para Terra 40 fotografias do solo do planeta vermelho, numa das quais se vê um dos seus três pés assente entre pequenas pedras.




( Quem é que ainda se lembra da justificação da cor de Marte???!)


A sonda norte-americana entrou em Marte cerca das 0:30 de Lisboa, após um descida coreografada em que teve de abrir os seus pára-quedas e disparar foguetes para reduzir a sua velocidade de quase 20 mil km/h para apenas 8 km/h.


A "amartagem" deu-se às 0:38, mas apenas foi confirmada às 0:53, uma vez que o sinal demorou 15 minutos a chegar a Terra, depois de percorrer, à velocidade da luz, os 276 milhões de quilómetros que separam Marte e a Terra.




Magnetismo Terrestre




A Terra pode ser considerada um íman gigantesco.


O magnetismo terrestre é atribuído a enormes correntes eléctricas que circulam no núcleo do planeta, que é constituído de ferro e níquel no estado líquido, devido às altas temperaturas. Em vários locais da Terra, os pólos norte geográfico e sul magnético têm seus sentidos coincidentes. Na maioria dos lugares, entretanto, forma-se um ângulo entre a direcção do norte geográfico, ou norte verdadeiro, e a direcção indicada pela bússola. Este ângulo entre as direcções do pólo norte geográfico e do pólo sul magnético é chamado de declinação magnética.


Trabalho realizado pelas alunas :
-Ana Paula nº3
-Claudia nº9
-Ana Amado nº2
7ºH



terça-feira, 27 de maio de 2008

Íman


Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. (As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos electões que se encontram no interior da matéria.)
Um íman é um dipolo, tem sempre dois pólos, "norte" e "sul". Por definição, o pólo sul de um íman é o que é atraído pelo pólo norte magnético da Terra.

Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímans menores, cada um com um pólo norte e um pólo sul.


Um electroíman é um íman que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde circula energia eléctrica.

VECTOR

Em física e em cálculo vectorial, vector é um conceito caracterizado por uma magnitude, que é um número positivo (também chamado módulo do vector), e uma orientação (direcção e sentido), que pode ser definida por 2 ângulos num espaço de 3 dimensões.

Dinamómetro



Chama-se dinamómetro ao aparelho graduado de forma a indicar a intensidade da força aplicada num dos seus extremos. Internamente, a maioria dos dinamómetros são dotados de uma mola que se distende à medida que se aplica uma força. Esse equipamento ainda mensura o comportamento da carga alargada ou tensão por deformação, de uma mola, deslocamento do ar, ou extensão de ligas metálicas. Lêem-se valores em newton (N) ou em quiilograma-força(kgf), como por exemplo 100gf=1 newton / 9,8N=1kgf.



Patrícia nº17, Rúben nº21, Joao nº13 - 7ºE

Unidades de intensidade de força

Na Dinâmica usamos exclusivamente o Sistema Internacional de Unidade (SI), que tem, para unidade de intensidade de força, o newton, cujo símbolo é N.

Observe que, de acordo com as regras de escrita do SI, a unidade "newton" se escreve com letra minúscula, embora venha do nome próprio "Newton".

Por razões históricas, às vezes aparece uma outra unidade de força, que não pertence ao SI: é o quilograma-força, cujo símbolo é kgf e tal que 1 Kgf = 9,8 N

Rita, Ricardo , Mª Alexandra 7ºE

Forças de atracção gravítica


A gravidade é a força de atracção mútua que os corpos materiais exercem uns sobre os outros. Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi descoberta primeiramente pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.
Albert Einstein descreveu-a como consequência da estrutura geométrica do espaço-tempo.


Do ponto de vista prático, a atracção gravitacional da Terra confere peso aos objectos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atracção é mútua, a Terra também se move em direcção aos objectos, mas apenas por uma ínfima fracção).



A gravitação é o motivo pelo qual a Terra, o Sol e outros corpos celestes existem: sem ela, a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas nas suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em volta da Terra, bem como pela formação das marés e por muitos outros fenómenos naturais.

Realizado por:



Ana Paula, n.º3
Ana Rita, n.º4

Interacção gravítica entre a Terra e satélite artificial







Imagens enviadas por:
Cátia nº5
Cheila nº6
Joana Victória nº11

7ºE

Magnetismo Terrestre


O fenómeno do magnetismo terrestre é o resultado do facto de que toda a Terra se comporta como um enorme íman. Os pólos magnéticos da Terra não coincidem com os pólos geográficos do seu eixo. Além disso, as posições dos pólos magnéticos não são constantes e mostram mudanças observáveis de ano para ano. A medida da intensidade do campo magnético é feita com instrumentos chamados magnetómetros, que determinam a intensidade do campo e as intensidades em direcção horizontal e vertical. A intensidade do campo magnético da Terra varia nos diferentes pontos da superfície do planeta .



sexta-feira, 9 de maio de 2008

La Traviata - Verdi

8ºC e 8ºD




A Diana Brito do 8ºD teve a gentileza de me enviar os conteúdos num documento word.

Muito obrigada.

Na Maia

Dias 8, 9 e 10 de Maio o Parque Central da Maia recebe a III Feira das Oportunidades, uma organização do Pelouro da Juventude da Câmara Municipal da Maia.A Feira das Oportunidades é um certame onde podes encontrar várias propostas para o teu percurso escolar, diversas saídas para o teu futuro profissional e ainda as soluções para concretizares os teus projectos empresariais.Está confirmada a participação de mais de oitenta entidades como Escolas e Centros de Formação, Universidades, Ensino Artístico (teatro, música, cinema), Forças Armadas e Forças de Segurança, Apoio a Projectos e à Criação de Novas Empresas, Emprego, entre outras, que, durante os três dias da Feira, poderão ajudar-te a fazeres as escolhas que garantirão o teu futuro.


Programa e informação actualizada diariamente AQUI

Sondagens

Há 4 novas sondagens ali na lateral.

Dêem a vossa opinião sincera.

Obrigada

.......

Logo, ao fim do dia, voltamos a ter um momento musical!!

Vai valer a pena!!!

8º ano

O meu assistente técnico - o Bruno Pinho do 8ºD - baldou-se!!!
Por isso ainda não temos o filme da reacção de combustão do magnésio.


A verdade é que o cameraman não se lembrou de transferir o filme. A mesma teve que ser realizada hoje na aula!!!

Aguardemos .........

8ºC e 8ºD


p.s.: não digam nada a ninguém, porque se tiverem muitas negativas, eu vou morrer ou de vergonha ou de uma enorme frustração.

8º ano: o que estudar para o próximo teste


Flores que encontrei na escola

Andei a passear pela nossa escola.
Vi tanta coisa!!!
... nem vos digo ;))))






... já esqueci!

ihihihihih



Uma semana depois...

o precipitado : Iodeto de chumbo